O Hospital Municipal do Homem (HMH) foi inaugurado nesta sexta-feira (5), em Salvador. De acordo com a prefeitura, responsável pelo equipamento, serão oferecidos no local serviços em áreas diversas, como cirurgia geral, urologia e radiologia.
A unidade tem capacidade para 3.850 consultas mensais e funciona no antigo Hospital Sagrada Família, no Monte Serrat. A gestão será executada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). Apesar do nome, no local também poderão ser realizadas cirurgias em mulheres, de acordo com o prefeito Bruno Reis.
No hospital, serão feitos procedimentos nas seguintes áreas:
cirurgia geral;
cirurgia vascular;
urologia;
clínica médica;
terapia intensiva;
radiologia;
radiologia intervencionista.
Hospital Municipal do Homem, em Salvador — Foto: Valter Pontes/ Secom
Os leitos foram distribuídos da seguinte forma:
Terapia Intensiva Adulto (20);
Cirurgia Vascular (50);
Urologia (50)
Cirurgia Geral (20);
Hospital Dia (10).
De acordo com a prefeitura, o HMH também é o primeiro hospital público da Bahia e um dos primeiros do Brasil a ter um aparelho de laser de alta potência. A tecnologia permite a realização de cirurgias de próstata e cálculos renais de forma menos invasiva, traz menor risco de complicações e sangramentos, além de uma recuperação mais rápida para os pacientes.
Ainda conforme a prefeitura, no local ainda haverá dois centros cirúrgicos: o primeiro com cinco salas operatórias para as especialidades de cirurgia geral e cirurgia vascular; e o segundo, chamado de Centro Cirúrgico do Homem, com três salas operatórias e capacidade para quase 1,5 mil cirurgias urológicas por ano.