Combate ao incêndio que atingiu cobertura do Teatro Castro Alves é finalizado após 12 horas
26/01/2023 14:45 em Bahia

O combate ao incêndio que atingiu a cobertura do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, foi finalizado pelo Corpo de Bombeiros, após mais de 12 horas de atuação dos agentes.

 

Segundo o Corpo de Bombeiros, 10 viaturas e pelo menos 42 agentes atuaram diretamente na ocorrência. O combate direto e o rescaldo aconteceram das 13h às 21h da quarta-feira (25) e durante toda a noite uma viatura do órgão permaneceu no local de sobreaviso.

"Mantivemos uma guarnição no local para assegurar que não haveria reignição. Hoje pela manhã a ocorrência foi finalizada e as esquipes foram desmobilizadas. Mantivemos o incêndio confinado e conseguimos fazer com que não atingisse outros locais da edificação, se mantendo apenas no telhado", explicou o coronel BM Aloísio Fernandes.

Os bombeiros mantiveram equipes na linha de fogo, no combate direto e outras para evitar que o incêndio se alastrasse. Ainda não se sabe a causa do incêndio.

Incêndio ocorreu no teto

 

O secretário ainda deu detalhes do ocorrido. "O incêndio começou em uma calha. Foi causado no telhado. Ele começou no teto acima da área do ballet e foi se alastrando até a área do teto da sala principal, mas foi no teto e em uma calha. O prédio precisará ser interditado para a perícia", disse em coletiva no foyer do teatro.

Telhado do Teatro Castro Alves foi atingido por incêndio nesta quarta-feira — Foto: Cau Bezerra

Telhado do Teatro Castro Alves foi atingido por incêndio nesta quarta-feira — Foto: Cau Bezerra

O fogo começou por volta das 12h e assustou moradores e pessoas que passavam pela região do Campo Grande, onde o teatro fica localizado. O Corpo de Bombeiros foi acionado e às 16h o fogo já estava controlado. Em seguida, as equipes iniciaram o trabalho de rescaldo.

O TCA informou que as dependências internas do prédio não pegaram fogo. O teatro conta com vários espaços: a Sala Principal, Sala do Coro, Concha Acústica, Foyer, Centro Técnico, Vão Livre, Jardim Suspenso e o Café Teatro.

Após o incêndio, o acesso ao prédio está interditado. O foyer, que é o portal de entrada da Sala Principal, foi liberado. O espaço comporta eventos como exposições, lançamentos de livros, debates, solenidades e apresentações de música de câmara.

Segundo o laudo da vistoria da Codesal, a casa de espetáculos foi atingida por incêndio parcial na cobertura em área acima do forro do último pavimento, ocasionado por prováveis fontes de ignição interna, a serem determinadas por perícia do DPT, ocasionando prejuízos materiais a instituição.

As chamas ficaram restritas a esta área sobre o forro, por causa da ação dos sprinklers do sistema de segurança contra fogo e da brigada interna.

De acordo com a Defesa Civil, a princípio não foram identificados danos estruturais colapsantes, sendo necessárias reavaliações posteriores. A Codesal notificou a diretoria administrativa do teatro a promover a recuperação do imóvel mediante supervisão de profissional habilitado junto ao CREA e CAU e registrar o incêndio na Polícia Civil, com solicitação de perícia técnica.

Estrutura do telhado do Teatro Castro Alves após incêndio nesta quarta-feira — Foto: Cau Bezerra

Estrutura do telhado do Teatro Castro Alves após incêndio nesta quarta-feira — Foto: Cau Bezerra

Em nota, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) informou que realizará uma vistoria técnica para avaliar os danos e o estado de conservação do local. A previsão é que essa visita seja feita na quinta (26), após liberação do Corpo de Bombeiros.

Por causa do acidente, pelo menos sete eventos que aconteceriam até o final de semana foram adiados, conforme informou a assessoria do TCA.

Um deles é o show da cantora Adriana Calcanhoto que seria realizado na quinta-feira (26). De acordo com o secretário de cultura Bruno Monteiro, os valores dos ingressos serão ressarcidos.

Além disso, estão adiadas as sessões da peça “Koanza: do Senegal ao Curuzu” dos dias 27, 28 e 29; e o projeto Domingo no TCA, que ocorreria no dia 29.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!