Mais de 30 municípios baianos são afetados pela chuva e nº de desalojados passa de 3,6 mil, diz Sudec
01/12/2022 15:40 em Bahia

Trinta e dois municípios baianos foram afetados pelas chuvas, conforme dados das prefeituras enviados à Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) na quarta-feira (30).

Desse total, nove decretaram situação de emergência. Além disso, 229 pessoas estão desabrigadas, 3.696 desalojadas e o número total de atingidos chega a 33.056.

Ainda segundo a Sudec, uma equipe técnica do órgão foi deslocada para realizar vistorias técnicas em ItamarajuPrado e Teixeira de Freitas, no extremo sul do estado. O objetivo da operação é fazer o levantamento preliminar das informações e demandas locais, fornecendo suporte e desenvolvendo ações de resposta imediata.

 

Confira lista dos municípios afetados:

 

  1. Baixa Grande
  2. Itabuna
  3. Santa Cruz Cabrália
  4. Itamaraju
  5. Belo Campo
  6. Cícero Dantas
  7. Catu
  8. Ibicaraí
  9. Ibicuí
  10. Ibotirama
  11. Itambé
  12. Maragojipe
  13. Nova Viçosa
  14. Prado
  15. Teixeira de Freitas
  16. Wenceslau Guimarães
  17. Marcionílio Souza
  18. Aiquara
  19. Caravelas
  20. Floresta Azul
  21. Medeiros Neto
  22. Santo Antônio de Jesus
  23. Cachoeira
  24. Juazeiro
  25. São Félix
  26. Dário Meira
  27. Cipó
  28. Sátiro Dias
  29. Aurelino Leal
  30. Vereda
  31. Inhambupe
  32. Itarantim

 

 

 

Sul e extremo sul

Moradores de Pau Brasil, no sul da Bahia, registraram uma chuva de granizo que atingiu a cidade na quarta-feira (30). Em imagens feitas por câmeras de aparelho celular, é possível ver o momento em que um homem pega as "pedras de gelo" do chão.

A chuva chuva causou alagamento em diversas ruas da cidade. Além disso, o muro de um cemitério caiu durante o temporal. Não há informações de feridos.

Em Itagimirim, município localizado na mesma região, também foi registrada uma chuva de granizo. Conforme a prefeitura, não houve estragos no local.

Na cidade de Itamaraju, no extremo sul do estado, o rio Jucuruçu, que passa pelo local, continua sendo monitorado.

O rio Jucuruçu também passa pelo município de Prado, localizado na mesma região, e os moradores estão em estado de alerta.

 

A BR-101, na altura do KM-670 entre as cidades de Itagimirim e Itapebi, foi totalmente interditada após o asfalto cedeu por causa das fortes chuvas, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Para circular entre as duas cidades, os motoristas podem usar um desvio por estrada de terra. Equipes da PRF estão no local.

 

Oeste

A situação também é complicada em Riachão das Neves, no oeste do estado. Uma forte chuva atingiu a cidade na última segunda-feira (28) e alagou diversas ruas.

O pescador Benevides Ferreira, que mora na zona rural da cidade, viu parte de sua casa desabar. "Começou a encher [alagar] e a correnteza foi forte, começou a abrir uns buracos aí [na casa]. Eu estava acordado, não consegui dormir", disse.

Preocupado com a rua alagada, o pescador ofereceu ajuda a uma vizinha,

idenificada pelo prenome de Eufrásia, após a casa dela ser tomada pela água.

 

 

"Fiquei com água aqui [na altura] dos peitos. Passei a noite lá [na casa de Benevides] sentada. Fiquei com medo de deitar e morrer dormindo. Quando o dia amanheceu, a água foi baixando até que Deus ajudou e não veio mais chuva forte", relatou.

 

 

Segundo o Climatempo, nos útlimos 30 dias caiu mais de 300mm de chuva na região. Com isso, um rio que passa pela zona rural transbordou e atingiu as casas dos moradores.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!